Sebrae impulsiona criação de núcleo de inovação em São Lourenço da Mata

Sebrae impulsiona criação de núcleo de inovação em São Lourenço da Mata

Com vocação rural, município foi o único no Nordeste a integrar projeto piloto de estímulo ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação

Por Samuel Santos - 02/08/2024

O município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, conta agora com um núcleo de inovação, ferramenta importante para o desenvolvimento territorial local. A cidade foi uma das três escolhidas no país, sendo a única representante do Nordeste, para o desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação (ELI Ativa), programa do Sebrae Nacional. A metodologia busca explorar os potenciais de outras localidades que não possuem ecossistema de inovação ou parque tecnológico consolidados. Em Pernambuco, o Recife é a principal referência no assunto.

O trabalho do Sebrae em São Lourenço da Mata começou no final do ano passado, com uma programação extensa de consultorias e ações voltadas para o incentivo à inovação em uma localidade tradicionalmente rural. Startups foram estimuladas a criarem soluções para demandas específicas do município.

"Ao longo de seis meses realizamos diversas iniciativas ligadas ao projeto piloto ELI Ativa, que culminaram no lançamento do núcleo. Com isso, a gente expõe para a sociedade o que vem sendo feito e convida novos interessados em inovação e desenvolvimento territorial local a participarem desse ciclo, como prefeitura, secretarias, escolas, professores/estudantes e empresas."
⁠Nayara Melo, analista do Sebrae/PE.

O evento de lançamento do núcleo, realizado no dia 30 de julho, contou ainda com uma palestra de sensibilização sobre negócios inovadores e bate-papo com empresários locais, apresentando o empreendedorismo inovador na prática.

not112b.jpg

ATUAÇÃO

Além de São Lourenço, o Sebrae vem atuando no desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação em Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. O ELI Ativa busca o desenvolvimento sustentável de municípios e regiões por meio de soluções inovadoras com impacto positivo, solucionando problemas reais. A proposta é fazer isso ligando empreendedores, donos de startups, empresas e investidores e também universidades e instituições de educação. O esforço conjunto resulta na criação de um núcleo de inovação, que será acompanhado de perto nos próximos meses.