Os segredos do marketing digital, inovação e futuro ganham destaque na 12ª Feira do Empreendedor

Os segredos do marketing digital, inovação e futuro ganham destaque na 12ª Feira do Empreendedor

Palestras e debates desta quinta-feira (23) focaram em ferramentas tecnológicas disponíveis e estratégias inovadoras aplicadas aos pequenos negócios

Por Samuel Santos - 24/05/2024

A Feira do Empreendedor é um celeiro de oportunidades para quem busca inspiração. No segundo dia de evento, temas como marketing digital, tendências para o futuro e ideias inovadoras para os pequenos negócios despertaram a atenção do público, que compareceu em peso ao Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nesta quinta-feira (23). O tema foi abordado, também, na Arena do Conhecimento, que recebeu o especialista em inovação Walter Longo. Assuntos relacionados ao empreendedorismo no setor de saúde também foram destacados nas palestras e rodas de conversa.

A Arena Digital ficou lotada para receber Lela Batista, especialista em gestão de mídia com serviços prestados para grandes empresas, como Vitarella, Westwing, Tok&Stok e Casacor, além de consultorias para multinacionais como Melissa e Nestlé. Durante a palestra foram elencados os cinco maiores erros que os empresários cometem no marketing digital. Para Lela, o principal deles é deixar de compreender para quem se está falando. “É preciso definir quem é o seu público e, a partir disso, criar uma persona para direcionar a mensagem de forma assertiva. O importante é saber quem a sua marca quer atingir”, disparou.

noticia-83.jpg

Durante uma hora de conversa, Lela ainda destacou a importância de criar planos de ação detalhados, escolher as ferramentas e plataformas certas, criar cronogramas e definir estratégias para uso do tráfego pago. “O ideal não é ter perfis em todas as redes sociais, mas na rede em que o seu público está e oferecer a ele conteúdo relevante, preciso e envolvente”, reforça.

Ainda de acordo com a especialista, saber as dores dos clientes e tirar dúvidas sempre que possível é fundamental para o sucesso nas redes. “Nunca ignore os seus consumidores, responda os comentários, interaja. O seu perfil no Instagram, por exemplo, é o seu estande de vendas e, por isso, você não pode deixar a sua vitrine apagada e com elementos fora de ordem. Não existe uma única receita de bolo. Crie a sua”, completou Lela.

DE OLHO NO AMANHÃ

O futuro é imprevisível, mas alguns caminhos apontam para as tendências e soluções que podem ser criadas nos próximos anos para os pequenos negócios e na vida em sociedade, de modo geral. O espaço “Tendências e Futuros” funciona como um ensaio do que está por vir e como se preparar para esse momento. No espaço imersivo são oferecidos jogos, experiências sonoras, mapas visuais e painéis com o DNA da inovação e da tecnologia, para que os empreendedores sintam o gosto do porvir.

noticia-84.jpg

O casal Matheus Costa e Emanuela Santos, de Garanhuns, no Agreste, participaram da experiência auditiva chamada Sons do Futuro, que narra histórias sobre macrotendências de mercado. “Eu escutei uma senhora de 71 anos, artesã, que contou como a tecnologia influenciou em seu trabalho de forma positiva. Foi bem interessante, fiquei impactada”, conta Emanuela. Já Matheus, experimentou como a tecnologia poderia ser utilizada para solucionar gargalos ambientais. “No meu áudio, o Recife estava há quatro anos sem ataques de tubarão devido a uma tecnologia que criava uma barreira de corais por meio da inteligência artificial”, contou.

INOVAÇÃO POR TODOS OS LADOS

No espaço Amplifica, cinco empresários das áreas de turismo, beleza, laticínios, automotivo e construção civil compartilharam suas experiências inovadoras aplicadas em seus empreendimentos. Eles participaram de um bate-papo, que marcou o lançamento oficial do Sebrae 360, experiência imersiva que utiliza óculos de realidade virtual para mostrar aos empreendedores como mudanças simples podem fazer toda a diferença. As histórias nos vídeos são narradas pelos próprios empresários.

Foi um grande desafio, mas conseguimos mostrar, de forma intuitiva, o quanto a inovação pode ser acessível para os pequenos negócios. Não se trata de grandes investimentos e de uso massivo da tecnologia, mas de uma maneira diferente de fazer as coisas
Deborah Guerra, diretora de Administração e Finanças do Sebrae/PE.

Ao todo, dez empreendedores de vários pontos do país participaram dos vídeos. Uma das histórias é a da Agda Óliver, fundadora da Meu Mecânico, uma oficina mecânica localizada em Ceilândia/DF, formada apenas por funcionárias mulheres. “Escutava sempre que oficina não era lugar para mulher. Montei meu negócio para provar que não é bem assim e, com a ajuda do Sebrae, consegui fazer mudanças pontuais, mas que me ajudaram a viabilizar o empreendimento”, relatou.

noticia-85.jpg

MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

Continuar relevante em um mercado em transição é o grande dilema dos negócios atuais. O assunto foi o ponto-chave da palestra do publicitário e empresário Walter Longo, que esteve na Arena do Conhecimento da Feira do Empreendedor. O especialista em inovação e transformação discutiu variados temas relacionados ao avanço tecnológico, como o metaverso e a expansão da inteligência artificial. “Nada do que aconteceu até hoje apresenta tanta profundidade e impacto como a expansão da IA. Diferentemente de como foi com a internet, por exemplo, não teremos muito tempo até ela dominar todos os espaços”, explicou Longo.

Ainda de acordo com o especialista, cabe aos empreendedores decidirem como se comportar diante dos avanços no campo tecnológico. “Antes, informação era privilégio de gente grande. Agora ela está acessível a todos, aos pequenos negócios. A grande questão é saber se a gente quer continuar sendo normal ou quer ser exponencial. É uma decisão de CPF, não de CNPJ”, completou.

noticia-86.jpg

FEIRA DO EMPREENDEDOR

A Feira do Empreendedor segue até este sábado (25), oferecendo ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores. Este ano, o tema é “O encaixe perfeito para o seu negócio”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.