Orientação empresarial e futuro do empreendedorismo são destaques na programação da Feira do Empreendedor

Orientação empresarial e futuro do empreendedorismo são destaques na programação da Feira do Empreendedor

Espaço Descola Jovem tem recebido jovens e estimulado professores a usarem tecnologia como ferramenta de aprendizado em sala de aula. MEIs têm espaço para orientação e exposição de produtos

Por Adriana Amâncio - 24/05/2024

O segundo dia de programação da 12ª Feira do Empreendedor foi de movimento intenso, tanto nas áreas temáticas quanto nas de serviço e atendimento. Ao todo, mais de 4 mil pessoas, dos mais variados perfis, circularam pelas mais de 20 áreas do evento – incluindo jovens empreendedores e pessoas interessadas em orientação empresarial.

O espaço Descola Jovem reuniu professores e estudantes de diversas localidades do estado em palestras, jogos e experiências imersivas. Voltado a estimular o uso da tecnologia em sala de aula, o local recebeu uma palestra sobre gamificação, que aconteceu às 16h. A facilitação ficou a cargo da especialista Vilani de Moraes.

noticia-79.jpg

Logo no início da palestra, Moraes destacou a importância de o professor usar a tecnologia como ferramenta de aprendizado para atender à geração dos nativos digitais. “A tecnologia pode ajudar os jovens a descobrirem as suas softskills [habilidade comportamentais e subjetivas], que podem auxiliá-las na carreira profissional, seja no mercado do trabalho ou no empreendedorismo”, assegura.

EU EM FOCO

Destinado a auxiliar o empreendedor a descobrir as suas características pessoais que podem favorecer o empreendimento, o “Eu em Foco” tinha fila de espera na entrada. O local é formado por quatro etapas que conduzem o participante por uma jornada de autoconhecimento, regida pela metodologia DISC, que avalia o comportamento humano e possibilita a identificação de quatro perfis: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

No jogo do espelho, o participante é convidado a enxergar as suas potencialidades e fragilidades. Já na etapa de perguntas e respostas, é possível descobrir qual o seu perfil e a área do empreendimento a qual essa habilidade pode favorecer. A penúltima etapa é composta por vídeos com empreendedores que alcançaram sucesso ao cumprir a metodologia DISC.

noticia-80.jpg

Por fim, os participantes têm acesso a uma série de workshops com orientações sobre como aplicar as potencialidades pessoais nos negócios. A empreendedora Michelle Nascimento, 35 anos, possui uma gelateria artesanal, em Recife. Em fevereiro deste ano, ela passou pela DISC e descobriu que tem um perfil estável, que acalma e gerencia conflitos. “A partir dessa metodologia, eu passei a atuar com a gestão de pessoas e percebi que as minhas características pessoais ajudam a ter empatia. Hoje, nós tivemos ganhos de produção com as novas contratações”, explica.

MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

A área de atendimento ao MEI realizou 80 atendimentos e mais de 200 encaminhamentos apenas no primeiro dia de atividades. O espaço conta com serviços de formalização, regularização, geração de boletos mensais, baixa, geração de senhas, além de orientação para cadastro e emissão de nota fiscal e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN MEI), que, inclusive, é um dos serviços mais procurados. O prazo para a entrega da DASN encerra na próxima sexta-feira (31).

Já o Shopping MEI, espaço de exposição e vendas que reúne empreendedores desse porte, tem atraído os consumidores. Um dos estandes mais movimentados foi o de Márcia Mantas – Artesanatos que trouxe as peças do tradicional artesanato de Tacaratu. A diversidade de peças, cores e formatos é grande. Desde mantas, varandas de rede, capa de almofada, chalet a tapetinhos, kit para cadeira, trilha de mesa. As peças são assinadas pela Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu (Coopertêxtil), do Distrito de Caraibeiras, em Tacaratu, a 439 km de Recife, no Sertão de Itaparica.

noticia-81.jpg

Lili Guignoni veio de Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, para apresentar as peças da Macramê Fecheiro. São brincos, colares e diversos acessórios feitos à mão, usando a técnica de nós do macramê. Para fabricar algumas das peças, Lili chega a usar mais de mil nós e levar quatro dias de produção.

FEIRA DO EMPREENDEDOR

A Feira do Empreendedor segue até o próximo dia 25, oferecendo ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores. Este ano, o tema é “O encaixe perfeito para o seu negócio”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.